Planejamento estratégico de negócio, o guia para toda a empresa.
Definir uma estratégia desafiadora é o primeiro passo para atingir o sucesso. Mas a implantação de processos envolvendo toda a organização garante o compromisso e as entregas específicas dos colaboradores.
“Iniciaremos revisitando a visão, missão e valores da empresa e seguiremos buscando respostas para perguntas que quase sempre estão presentes nas empresas. Elas são muitas vezes as mesmas que a área de Marketing fará para definir sua estratégia.”
O Planejamento Estratégico de Negócios irá ajudar você a entender ainda mais a realidade da sua empresa no contexto do ambiente que está trabalhando.
É necessário conhecer os recursos disponíveis que tornarão a sua organização mais ou menos competitiva. Eles também irão definir os parâmetros para você determinar objetivos desafiadores e realistas para toda a organização. Adicionalmente, suas potencialidades e vulnerabilidades serão definidas para que você possa definir os melhores caminhos estratégicos.
Entenderemos, identificaremos e aumentaremos as oportunidades, criando valor para o seu negócio.
- Como fecharão os resultados do ano corrente?
- Qual o crescimento previsto pelo menos para os próximos 5 anos? Detalhamento do crescimento das vendas por produtos existentes e inovações.
- Em quais segmentos novos entrar? Como?
- Onde promover o seu crescimento: mercado interno ou de exportação? Como?
- Como capitalizar o máximo do portifólio existente?
- Como posicionar cada uma das submarcas em linha com os valores da marca mãe.
Avaliaremos junto com a área de marketing e desenvolvimento de produtos a viabilidade de lançamentos de inovações.
- A ideia de inovação deve ser tratada como um projeto? Se sim, qual é a prioridade no funil de inovação*?
- Quem será o líder do Business Case?
- Que valor cria ao consumidor/ cliente?
- Quais são os resultados do business case?
- Como desenhar um produto de alto valor agregado?
- Como desenhar quick winners**?
- Como traduzir requerimentos do mercado em tecnologia?
- Como estabelecer os “market-drivens***, value centric-innovation**** e processos?
*Funil de inovação: ferramenta de gestão usada para analisar e selecionar as ideias inovadoras, escolhendo as que são efetivamente viáveis para execução.
** Quick winners: inovações simples baseada em produtos vencedores.
*** Market-drivens: orientação para o mercado.
**** Value centric-innovation: inovação baseada em criação de valor.
Desenvolveremos o seu posicionamento competitivo.
- Qual é a estratégia central do seu negócio?
- Qual é o modelo de negócio? Existe espaço para mudanças ou lançamento de outras opções?
- Onde faz diferença “versus” a competição?
- Como gerar vendas baseadas em valor e não puramente preço?
- Como fazer um “pitch” de vendas atrativo?
- Como implementar um processo de vendas baseado em valor?
Ref: DB Inteligence, Germany
Finalizada as etapas intrínsecas do negócio, elas deverão ser discutidos e incorporados nas versões finais dos planos de Marketing, Vendas, Serviços, Produção, Gente e Financeiro para garantir alinhamento.
O que você vai receber

Dashboards (DRE) que sumarizam o Planejamento Estratégico e demonstram os resultados. Caso a organização seja uma subsidiária, será necessário fazer a simulação do Dashboard consolidado da empresa.
Budget de todas as áreas da companhia.
Gráficos de bridge são usados para facilitar a leitura de eventuais variações no resultado final.
Como garantiremos a uniformidade do desdobramento das informações estratégicas em toda a organização
A X-Matriz* é a ferramenta que utilizamos para garantir que os objetivo da empresa sejam desdobrados de forma lógica em metas específicas de todos departamento da organização.
Ela faz o desdobramento dos objetivos estratégicos de longo prazo anuais e seus respectivos responsáveis.
Estabelece os KPIs e os respectivos responsáveis, que são usados para a definição de bônus de cada colaborador, caso seja uma política da empresa.


Posteriormente, a sua empresa deverá ter salas para o acompanhamento da performance real versus a planejada e definir soluções para resolver eventuais gaps.
Este material será utilizado por toda a empresa: ele será transformado na Bússola estratégica utilizada pelos executivos e gestores responsáveis pelas áreas de Negócios, Marketing, ESG, assim como pelas demais áreas da e empresa.